quinta-feira, 5 de julho de 2007

O segundo grande trauma

Para quem acompanha futebol esta história já é velha. Mais precisamente 25 anos. A seleção brasileira de craques, invicta em Copas há onze jogos, caia diante de um time que de uma hora para outra (e sem muita explicação) começou a passar por cima de todos rumo ao tricampeonato. Belíssima partida, 3 a 2, show de Paolo Rossi. Ragazzo vindo de envolvimento na manipulação de resultados no Campeonato Italiano - o que o afastou dos campos por dois anos.

A redenção de Telê demoraria uma década, ao comando do São Paulo. Mas aquilo que os caquéticos ainda insistem em chamar de "futebol arte" morreu em Barcelona, no finado estádio de Sarriá, em 05/07/1982.

Clique aqui e assista ao embate dividido na íntegra com transmissão da BBC.



Leonardo Rodrigues

6 comentários:

Pedro Grossi disse...

A enquete da moda: Futebol arte ou futebol resultado? Em outras palavras: Seleção de 82 ou de 94?
O ideal seria a união das duas (seleção 70), mas se tiver que escolher uma fico com a de 82. (E só vi alguns lances dessa seleção e esse jogo, que segundo dizem não foi um dos melhores do Brasil)

Filipe Abreu disse...

Eu já assisti quatro jogos da seleção de 82, VTs completos:
Brasil 2 x 1 URSS
Brasil 4 x 0 Nova Zelândia
Brasil 3 x 1 Argentina (acho que foi 3 a 1 mesmo)
Brasil 2 x 3 Itália

Esse time realmente jogava demais. Também pudera, Cerezzo, Éder, Paulo Isidoro e Luizinho... ahaha Galo!

Mas francamente, uma pena ter perdido da Itália, que tinha um bom time também.

Curiosidade:
A página da Copa de 82 no site da FIFA é a única de uma copa do mundo na qual a manchete não fala primeiro da equipe vencedora. É algo do tipo "Brasil joga bonito e Itália vence a copa"

Hoje no Sportv comentaram que as manchetes dos jornais espanhóis no dia seguinte ao Sarriá foram todas do tipo "campeão está fora". E que o Telê foi aplaudido de pé na coletiva pós-jogo. E que o técnico daquela Azzura afirmou que poderia jogar 10 vezes com o Brasil, mas só venceria aquele duelo.

Que pena...

Anônimo disse...

Se o amor acabou em 1970 o futebol romântico acabou de vez em 1982. Foi um campeonato muito simbólico quanto ao fim do "futebol vistoso".

Outra seleção que vinha jogando muito - e que também acabou fora do pódio - era a da França. Ao lado do Brasil a equipe mais técnica. Na semifinal, contra a Alemanha, eles venciam por 3 a 1 na prorrogação, mas acabaram cedendo o empate e perdendo no pênaltis.

Se não me engano foi a primeira disputa desse tipo na história dos mundiais. Dois anos depois a geração Platini venceria com sobras a Euro´ 84.

'Saudades' da época em que Copa do Mundo era certeza de grandes jogos.

Pedro Grossi disse...

Teve uma manchete em um jornal nigeriano do dia seguinte: "Leão sai ferido, mas ainda é o rei da selva". Acho que o jornalismo romântico também acabou naquela época...rs

Anônimo disse...

Deu-se início ao jornalismo do carilho. Se preferir, o jornalismo Pedro Grossi. Mas o Leão não teve em 82, cara.

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).