sábado, 30 de agosto de 2008

6 parcerias

Jimi Hendrix + Stevie Wonder - I Was Made To Love Her

Hendrix sabia muito bem o que e com quem tocar. Solerte escolha o convite à sensação teen da época para uma jam session nos domínios da BBC. E de quebra, ainda coverizar um dos hits do moleque, já prodigioso também na bateria.




Eric Burdon + War - Paint It Black


O ex-animal foi o grande incentivador do coletivo de ascendência latina que declarou guerra à mediocridade estilística. “Spill The Wine” foi a trademark do arranjo. Mas é difícil subestimar o medley de “Paint It Black”, dos Stones, que abre e enxerta o segundo álbum da banda.




Thelonious Monk + John Coltrane - Epistrophy


Durante seis meses de 1957 eles empreenderam um duo de fina sintonia. Tudo, ou quase, está devidamente desovado em “The Complete 1957 Riverside Recordings”. “Epistrophy”, ouvida por muitos como DNA do jazz moderno, conta aqui, ainda, com as presenças indeléveis de Art Blakey e Coleman Hawkins, ao sax tenor.




Vinícius de Moraes + Baden Powell – Tempo de Amor


Com “Afro-sambas”, a produção popular brasileira ganhou em sincretismo e em atabaques, bongôs, afoxés, agogôs e candomblé. Nunca o Rio esteve tão perto da Bahia. Diplomaticamente. Sob a benção do samba e dos orixás.




Marvin Gaye + Tammi Terrell - Something Stupid


A parceria de sempre numa performance nem sempre resgatada. A referência a Sinatra está no primeiro disco da dupla (“United”, de 67) que se desfez com a morte trágica da moça, vitimada pelo câncer aos 24 anos.




Bob Dylan + Johnny Cash - Girl From The North Country


Bob e Cash uniram vozes em momento oportuno. No mergulho do primeiro à tradição caipiresca do Tennessee. Vizinhos de estúdio em 69, travaram uma série de duetos que nunca vieram à luz. Melhor destino teve “Girl From The North Country”, em sua versão definitiva.





Leonardo Rodrigues

Nenhum comentário: