domingo, 20 de janeiro de 2008

Notas de interesse médio

Há 25 anos morria Garrincha. Uma espécie de Macunaíma do futebol brasileiro: um anti-herói feio, torto e desingoçado; mais brasileiro impossível. A habilidade dentro de campo era assustadora, fora dele foi presa fácil. O álcool tirou sua vida e sua chance de disputar o trono mundial do esporte. Em vez disso, jaz abandonado em algum túmulo do subúrbio carioca sem nenhuma das honrarias que não seriam o bastante para reverenciar sua arte.

***

A chapada gaúcha e as cataratas de Foz do Iguaçu serão cenário do próximo filme do Indiana Jones - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Ainda não se sabe o que o personagem de Steven Spielberg vai fazer no Brasil, mas foi filmado um bote - vazio - caindo das cataratas para que, possivelmente, Harrison Ford, que não veio para as filmagens, seja inserido digitalmente na pós-produção.

***

Pelo andar da carruagem, a chifruda número 1 da América será a representante do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos. Hillary venceu as prévias no estado de Nevada. Na 'super-terça', no próximo dia 5 de fevereiro, mais 20 estados devem realizar as prévias. Quem vencer a disputa entre Obama e Hillary tem grandes chances de se mudar pra Casa Branca, já que os candidatos do partido republicano são pouco carismáticos e o país clama por uma renovação depois de dois mandatos desastrosos de Bush filho. Resumo da ópera: Provavelmente ou uma mulher ou um negro filho de quenianos e neto de muçulmanos (e que tem o sobrenome Hussein) herdarão o Império (em recessão) americano.

***

Há muito que o carnaval carioca financia ou bicheiros ou traficantes. Além disso, os enredos não passam de propagandas de governos ou prefeituras que pagam para terem sua epopéia contada. Tudo endossado pela grande mídia e porque não dizer pelo governo. É a prefeitura de Recife, por exemplo, que está bancando parte do carnaval da Mangueira, escola que está sendo investigada por facilitar - e comandar - o tráfico de drogas no homônimo morro onde a escola se localiza. Não precisa ser investigador de polícia pra saber que os tempos românticos de Cartola não existem mais. É claro que isso não é exclusividade da Mangueira. Quem não se lembra que o presidente da Beija-Flor (minha escola da infância) foi um dos presos na megaoperação da polícia federal feita no começo de 2007 que caçou os graúdos da máfia dos caça-níqueis e que foi inclusive acusade de comprar o título do carnaval?

***

A diferença entre a extrema direita e a extrema esquerda é só o tamanho do bigode.

Nenhum comentário: