terça-feira, 15 de maio de 2007

Campeonato bilionário

A Record não tá de brincadeira. Eduardo Zebini, diretor de esportes da emissora paulista, se reúne hoje com o ex-presidente do Grêmio e atual presidente do Clube dos 13 Fábio "pigarro" Koff para fazer uma proposta oficial pelo campeonato brasileiro do ano que vem. A Record não divulgou os valores para evitar qualquer movimentação da Globo, como aconteceu na negociação do campeonato paulista, mas os sites especializados dizem que o montante pode chegar a 1 bilhão de reais (!). Pelos campeonatos de 2005 e 2006 a Globo pagou cerca de 800 milhões (400 milhões por ano), valor bem acima dos 225 milhões pagos em 2004. (A título de comparação: o canal inglês BskyB do magnata das comunicações Rupert Murdoch pagou à Premiere League, uma espécie de Clube dos 13 da Inglaterra, o equivalente a 4,2 bilhões de reais pela exclusividade de transmissão do campeonato inglês durante o triênio 2000 -2003. Cerca de 1,4 bilhões de reais por ano).
***
A inflação nos direitos de imagem do futebol começou nas renegociações dos torneios regionais. O preço do campeonato mineiro, por exemplo, subiu de 2 para 16 milhões. Cruzeiro e Atlético que ganhavam 800 mil por ano vão receber mais de 4 milhões. Enquanto isso as Federações ficam mais ricas e mais atrativas para a corrupção, com receitas milionárias e gastos irrisórios. O campeonato vai continuar rural, mas deixa de ser deficitário.
***
Não é de hoje que a Igreja Universal tenta investir no esporte. Em 2000, foi criado o Universal FC, clube com média de 40 mil torcedores por jogo que chegou a disputar a segunda divisão do campeonato carioca. Deus não ajudou, os resultados não apareceram e o 'clube' fechou as portas no ano seguinte. Dessa vez, a estratégia foi outra. Afinal, os bispos têm mais talento pra gerir empresas de comunicação do que times de futebol. Não deixa de ser irônco pensar que um produto cada vez mais caro e valorizado como o futebol é, em última análise, financiado pelos pobres dizimistas.
***
O ambicioso projeto da Record de atingir a liderança parecia piada quando as investidas começaram há uns dois anos.
Hoje em dia (pra fazer referência ao jornal do bispo Macedo), o grande escalão da Rede Globo está perdendo o sono. O próprio eterno segundo lugar Sílvio Santos já começou a mexer seus pauzinhos e contratou uma empresa de consultoria para detectar os problemas do SBT. Não é necessária uma empresa de consultoria pra isso. O principal problema do SBT é o próprio Sílvio Santos, que usa o canal, que é uma concessão pública, como um brinquedinho particular. O ex- jornalista de Veja Ricardo Valladares que foi contratado pra ser o diretor de programação da emissora ficou 4 meses no cargo e saiu de lá sem sequer ser reconhecido nos corredores.
***
Eu achava que as ações da Record não iriam ameaçar a toda poderosa Vênus Platinada pelo simples motivo da programação paulista ser um pastiche da programação carioca. Por que alguém deixaria de ver a Globo pra ver a mesma programação na Record? Pra se mudar o hábito das pessoas era preciso oferecer uma alternativa, eu imaginava. A Globo se especializou em novelas e o SBT em programas de auditório. Já a Record da gestão Universal não tem know how em nada. Ficou sem identidade. Poderia ter se especializado em um modelo novo de jornalismo, num formato brasileiro de sitcoms ou em festivais de música como antigamente. Em vez disso, preferiu levar os profissionais da Globo ( a mais recente aquisição é a correpondente do JN em Nova Iorque Heloísa Vilela) pra refazer nos mínimos detalhes a programação da emissora carioca. O que eu não imaginava era que a Record tivesse tanta bala na agulha pra botar em ação um novo plano que, de fato, ameaçasse a soberania da concorrente. Adquirindo o Campeonato Brasileiro, a Record teria um valioso produto pra bater de frente com o Jornal Nacional e com a novela da noite, a dupla mais rentável da Globo, já que os jogos do meio de semana passariam para às 20h30min. Nos finais de semana, Faustão teria que rebolar sua cintura de ovo pra continuar na liderança. E como existe um contrato velado que dá ao sexo masculino a prerrogativa de possuir o controle remoto não há intriga de Gilberto Braga ou dança de famosos capazes de impedir a migração dos telespectadores.
***
Não resta dúvida que fundar Igrejas é um dos 'negócios' mais lucrativos que existem. Imagine ao longo da história da humanidade quanto dinheiro alguns ganharam com a necessidade do ser humano de acreditar em algo. E ainda tem bispo senador com projeto de lei para incluir as igrejas como potenciais beneficiárias das leis federais de incentivo à cultura. Mamar na vaca vocês não querem não né?



Pedro Grossi

5 comentários:

Alexei Fausto disse...

quando rolou a oferta pro mineiro você disse que não ia dar em nada e blá blá blá, que a globo não perdeu os estaduais mais importantes e sei lá que mais...

viu, eu tinha uma certa razão.

e seria interessante ver como a globo faria com seus canais de tv fechada que praticamente só vivem de futebol e com a sua programação, uma vez que ela não costuma passar imagens de outras emissoras.

imagina, um globo esporte sem os gols da rodada?

Higiene Mental disse...

É cara, sinal dos tempos. Duro vai ser ouvir narração do Éder Luís com comentário do Morsa e do Godoy

Anônimo disse...

O "clero" precisa entender que para tentar vencer a guerra da audiência e enconstar na Globo é preciso, antes, se livrar de vez da Bandeirantes e passar pelo SBT. Acho muito mais fácil que dêem um passo maior que as pernas e acabem como o Tom Hanks em "Quero Ser Grande".

Alexei Fausto disse...

Bem, é possível, mas se eles têm o futebol, acabou, mesmo a qualidade sendo pior, os comentaristas (por incrível que pareça) mais chatos, todo mundo vai ver.

Pedro Grossi disse...

Isso tudo vai trazer dinheiro só pros clubes. A gente vai só trocar um monopólio pelo outro. E monopólio por monopólio eu prefiro o da Globo que é mais profissional. Depois a Record começa a querer mudar toda semana o horário dos jogos só pra concorrer com algum eventual programa de sucesso de outro canal...