terça-feira, 22 de maio de 2007

The Same Old Song

Chega uma hora em uma partida de futebol, lá pelos trinta do segundo tempo, quando o time que joga pelo empate, já física e mentalmente enfraquecido, se entrega à certeza de que o melhor é segurar o resultado. Qualquer esforço maior representa um risco que pode levar tudo a perder. Na música, a longevidade é um indicador quase tão certo deste dilema quanto o da chegada das rugas, dos pneuzinhos sobressalentes ou da dúvida entre gravar um acústico ou um disco de covers. Quem acompanha Ozzy e sua trajetória, conduzida à mão de ferro pela esposa Sharon Osbourne desde o ínicio dos anos 80, sabe bem o que significa a sensação de jogo ganho.

“Black Rain” é o melhor rebento do ex-comedor de morcegos desde “No More Tears” (1991). O que não quer dizer muito. Osbourne lida com a carreira-solo como um pormenor desde a turnê “No More Tours”, quando ameaçou a aposentaria para em seguida ensaiar idas e vindas ao Black Sabbath. Plano ao menos temporariamente abortado com a volta de Ronnie James Dio ao grupo, agora sob a égide Heaven And Hell. Para completar, ainda tivemos a organização de um festival itinerante pelos EUA, o Ozzfest, e a pagação de micos via reality show com “The Osbournes”. A esta altura do campeonato, a dúvida: o que esperar daquele que um dia ostentou o cetro de “príncipe das trevas”? Sobriedade. Priscas eras em que uma carreirinha de formigas era o pretexto ideal para mais uma fungada. Segundo o próprio, é a primeira vez que compõe e grava um álbum livre de aditivos químicos. Nada mais natural para um pai de família quase sexagenário que há pouco driblou a morte em um bizarro acidente de quadriciclo. Excentricidades de um mundo à parte, não de hoje é visível que os traumas do presente e passado deixaram marcas irreversíveis, e Ozzy está aprendendo a lidar com elas.

Como as cicatrizes dos conflitos e paranóias pós-11 de setembro, impregnados em tons soturnos no disco. Mesmo não sendo exatamente esta a intenção, Countdown's Begun” surge como manifesto anti-bélico, uma espécie de atualização de “War Pigs” – como se ela precisasse ser atualizada trinta e sete anos depois. Há também a introspectiva “Lay Your World On Me”, imersa em um remorso tão explícito que é capaz de estranhar os desavisados. “Eu não estive presente quando você precisou de mim/eu não mereço o amor que você dá/mas agora estou te dizendo que estou aqui”, retrata-se inspirado na luta de Sharon contra um câncer no útero.

A dinâmica da ótima banda, que agora conta com uma guitarra mais contida de Zakk Wylde, além do ex-Faith No More Mike Bordin na bateria, e do baixista Rob Nicholson, leva um estilo às últimas conseqüências. Não é de admirar que seja um trabalho exclusivamente voltado a quem o madman deve até o último fio de cabelo tingido. O fã. Talvez tendo isto em mente dê para receber com um sorriso no rosto as tradicionais e chorosas melodias de “I Don't Wanna Stop”, ou ‘esquecer’ de antemão que baladas como “Here For You” nunca foram compostas. É aquela velha sensação de mais do mesmo que tanto acomete artistas de determinada quilometragem. Ozzy não foge à regra e compra como poucos a idéia de que para se manter inabalado no patamar de rockstar é preciso antes de tudo alimentar o próprio personagem. Só assim para minimizar a sensação de déjà vu ao longo das faixas, potencializada inclusive na boa “Not Going Away” e também na faixa-título.

No resumo da obra fica a impressão de que toda a mitologia ao redor do nome Ozzy Osbourne é, de longe, muito maior que qualquer investida fonográfica. O porém é que ele chegou a um ponto em que não precisa, necessariamente, fechar-se na retranca para jogar pelo empate. Poderia muito bem lançar um novo disco; novo mesmo, com novas influências, referências, daquelas que fazem os ‘verdadeiros’ seguidores se ajoelharem no milho e pagarem penitência para se verem livres. Mais ou menos como ensaiado em “Down To Earth”, de 2001. Poderia... bem como pendurar as chuteiras de vez.

Ozzy Osbourne - Black Rain


Tracklist

1. Not Going Away
2. I Don't Wanna Stop
3. Black Rain
4. Lay Your World on Me
5. The Almighty Dollar
6. 11 Silver
7. Civilize the Universe
8. Here For You
9. Countdown's Begun
10. Trap Door

http://rapidshare.com/files/31707137/2007_Black_Rain.zip.html



Leonardo Rodrigues

Um comentário:

Unknown disse...

Eu achei algumas músicas bem parecidas com NIN, mas me empolga mais o Heaven and hell do que o Ozzy vôo solo. Bom texto hein cara, a galera do 'Auto Felante' que se cuide.